


Miguel Chen (atual Diretor), em 1967 iniciou o seu novo número de equilibrismo de bicicleta em pedestal, a uma altura de 6 metros e sem qualquer protecção, com o qual foi convidado para participar nos melhores espectáculos do mundo, percorrendo os cinco continentes.
No seu percurso enquanto artista conheceu 48 países e desta forma, conseguiu ganhar dinheiro para voltar à sua terra natal e deu vida ao grande Circo Chen.


Em 1981 o Circo Chen veio a Portugal e fez tal sucesso que no ano seguinte regressou e decidiu instalar-se definitivamente.
Uma grande preocupação desta companhia de circo foi de integrar uma escola primária para as quinze crianças, filhos dos artistas e dirigida por um professor contratado, que as ensinava acompanhando o Circo para todo o lado.
Michele Chen, filho de Miguel Chen, já ganhou alguns dos mais prestigiosos troféus do mundo do Circo, como: o Palhaço de Ouro do Mónaco. Este palhaço foi ganho pelos Chen Brothers que era constituído por Michele Chen e Augusto Lourador. Estes foram os primeiros e únicos portugueses a ganhar este prémio até à data. Este troféu foi-lhes entregue pelo Príncipe Rainer III do Mónaco, no 13º Festival Internacional do Circo de Monte Carlo, em 1988.
Miguel Chen, devido à sua carreira internacional e ao seu prestigiado Circo, foi convidado para ser júri dos principais festivais de circo no mundo, como por exemplo: Festival Mundial do Cirque du Demain (1987 e 1989), Festival Internacional do Circo de Monte Carlo (1988), Riva del Garda, Festival de Verona, Festival de Budapeste.
As origens da família Chen remontam a 1920, aproximadamente, quando chegou a Portugal um artista chinês, da área do circo de nome Chen Tu-Ching. Na bagagem trazia diversos números, característicos do circo oriental e pouco conhecimento do ocidente.
Apaixonado pelo país, Chen Tu-Ching veio a casar com Ilda Barbosa de Sousa Tavares, trapezista famosa que ao longo da sua carreira artística percorreu algumas das melhores Companhias de Circo pelo mundo. Deste casamento nasceram três filhos: Miguel, Jorge e Celeste.
Durante cerca de 25 anos, os três irmãos, Jorge Chen, Celeste Chen e Miguel Chen, andaram um pouco pelo mundo com o Circo Chen, designadamente: Europa, África, Ásia, Médio-Oriente, Austrália e Japão.